sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Jimi Hendrix, uma curta e confusa história



   

Considerado pela maioria dos críticos de música do mundo como o melhor guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix é o início de um novo marco para a história da música, mas principalmente da guitarra na música. Sua importância é tamanha que colocá-lo ao lado de Jhon Lennon, Paul McCartney, Elvis Presley e Mick Jagger não é nenhum equívoco, afinal se estudarmos a evolução da música vamos perceber que Hendrix, experimentou e criou o conceito de ‘Guitar Hero’, onde a utilização deste instrumento passa a ser crucial no êxtase do ouvinte.
Jimi em sua vida profissional teve inúmeros problemas com contratos mal resolvidos que assinava sem ler. O primeiro deles foi em 14 de outubro de 1965, quando assinou por três anos com o empresário Ed Chaplin, recebendo US$1 e 1% de direitos em gravações com Curtis Knight. Este contrato causou mais tarde sérios problemas entre Hendrix e outras companhias de gravação.
Antes de atingir fama mundial, em 1966 conheceu Frank Zappa que lhe apresentou o famoso pedal de wah-wah, sua utilização magistral fez expandir a prática de pedais de efeitos para guitarristas.
Tocando no Café Wha, em Nova Iorque, Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do grupo inglês The Animals, que levou-o para a Inglaterra e ajudou a formar o Jimi Hendrix Experience com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell.
Com o ingresso de shows pela Inglaterra Hendrix conquistou uma grande legião de fãs, entre eles Jeff Beck, Eric Clapton, The Beatles e The Rolling Stones, assim ele grava a primeira música, Hey Joe. Mas o sucesso vem em seguida com o lançamento da incendiaria Purple Haze e a balada The Wind Cries Mary, que por muito tempo ficou no chamado Top Ten das rádios britânicas.
No ano de 1967 o mundo assistiu ao lançamento do primeiro álbum de Hendrix, Are You Expirienced?, este aparece em décimo quinto lugar nos 500 melhores álbuns de todos os tempos segundo a revista Rolling Stone, e na época só não atingiu o numero um das paradas britânicas porque foi barrado pelo Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos The Beatles.
Foi nesse ano que as apresentações de Jimi ficavam cada vez mais evidentes em todo o mundo principalmente por incendiar sua guitarra no final dos shows, inclusive existe uma filmagem feita no festival de Monterey de 1967, que flagra o momento do ‘ritual’.
Nesse mesmo ano Jimi Hendrix Experience lança Axis: Bold as Love, que traz Little Wing, Bold as Love entre outros sucessos que demonstram a perfeita evolução de suas técnicas e sua forma inovadora de tocar o instrumento.
No ano de 1968 é lançado Electric Ladyland, nesse a´lbum foi registrado o que pra mim é o melhor cover ja feito até hoje, a belíssima música All Along the Watchtower que foi composta por Bob Dylan, mas provavelmente a versão mais conhecida seja mesmo a de Hendrix.
Se envolveu em escandalos, um deles quando foi preso por destruir um quarto de hotel por raiva causada pela embriagez, outra vez foi em cana com uma grande quantidade de heroína que portava em sua bagagem, supostamente a droga havia sido posta por uma fã sem o seu concedimento. Mas os problemas iam além, chegando aténo relacionamento entre os integrantes da banda, que não demorou para se desfazer.
Em agosto de 1969 Hendrix inicia seu novo projeto musical que se chamava Gypsys Suns and Rainbows, posteriormente alterada e chamada simplesmente de Band of Gypsys. Essa banda tocou quatro espetáculos no final do ano de 1969 para 1970, felizmente foram registradas e editadas como o album Band Of Gypsys, nesse álbum encontramos a explosiva Machine Gun, um grito anti-guerra de 12 minutos e uma explosão de guitarra, para muitos essa música é a melhor performance de um guitarrista ao vivo.
Porém o projeto tem fim em um show no dia de 28 de janeiro de 1970, quando Hendrix toca apenas duas músicas e abandona o palco dizendo à plateia, “desculpa por não nos entendermos”.
Com a má fase pessoal Jimi entra em depressão usando doses abusivas de drogas e bebidas, no dia 18 de Setembro foi encontrado morto no quarto de um hotel na Inglaterra.
Após seu falecimento os direitos sobre suas canções ficaram em nome de seu pai Al Hendrix, que confiou a um advogado que convenceu-o a vende-los por uma bagatela. No ano de 1993 o co-fundador da Microsoft, Paul Allen, fã devoto de Hendrix, financiou um processo que acusava o advogado de administrar de forma incompetente esses bens, ganhando a causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário