segunda-feira, 5 de setembro de 2011

As Bandas que Dominão o Mundo do Rock

THE BEATLES:O grupo The Beatles surgiu em meados da década de 50, na Inglaterra. Os quatro garotos de Liverpool se tornaram uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos graças à sua genial criatividade e ao pioneirismo que ousaram usar em quase tudo que fizeram. Introduziram novos padrões musicais e comportamentais e foram um dos primeiros grupos pop a utilizar técnicas instrumentais avançadas e arranjos complexos em suas músicas. Foram, também, os inventores dos videoclipes.


CREEDENCE:O sucesso acabou chegando com as mudanças. O primeiro e auto-intitulado álbum do Creedence, lançado em 1968, rendeu ao grupo um disco de ouro e trazia músicas que se tornaram grandes clássicos, como “Susie Q” e “I Putt a Spell on You”. Em meio ao grande sucesso das bandas inglesas da época, o Creedence foi um dos primeiros nomes americanos a conseguir um lugar no topo das paradas.


 ROLLING STONES:Os Rolling Stones foram uma das mais importantes bandas da história do Rock. Enquanto os Beatles, da mesma época, cantavam a paz e letras de amor, eles pregavam a rebeldia, sexo e diversão.A banda teve início por volta de 1962, em Dartford, Inglaterra, quando os amigos Mick Jagger e Keith Richards, foram convidados pelo guitarrista Brian Jones a montar uma banda de rhythm & blues, que se chamaria The Rolling Stones (nome tirado da canção "Rolling Stone", de Muddy Waters).

 
QUEEN:O Queen reuniu ao todo 30 anos de carreira. Começou como muitos começam, tocando para amigos, mas chegou onde poucos conseguiram. Tudo começou em meados de 1968, quando Brian May e Tim Staffel resolveram montar uma banda. Através de um anúncio no mural da faculdade, conheceram um estudante de biologia, Roger Taylor, que entrou na banda como baterista.Em 81 o Queen veio ao Brasil lotando o estádio do Morumbi por dois dias. Voltaram quatro anos depois, em 85, para a primeira edição do Rock In Rio.

LED ZEPPELIN:1969 que os criadores do Hard Rock lançaram seu primeiro álbum, gravado em 20 dias. Em outubro desse ano tocam pela primeira vez com o nome de Led Zeppelin. O segundo álbum, “Led Zeppelin II” atinge o 1º lugar nas paradas, “Whole Lotta Love” se torna um ‘hit’ que conquista fãs por todos os EUA, além de ser um dos melhores ‘riffs’ da história da guitarra.Em 1970, Plant sofre um acidente de carro no início do ano, mas isso não os impede de arrebentar num show histórico no English’s Bath Festival.O público, estimado em 200 mil pessoas foi à loucura.
BLACK SABBATH: Formado na Inglaterra, em 1968, o Black Sabbath foi pioneiro de um estilo copiado por inúmeras bandas nos anos 70 e 80: guitarras pesadas misturadas a temas sobrenaturais. A formação original era: Ozzy Osbourne (vocalista), Tony Iommi (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista). primeiro álbum, homônimo, veio em 1969 conquistando fãs por todo o Reino Unido. O sucesso mundial veio com o segundo e clássico álbum Paranoid, que rendeu um disco de platina para a banda.Master of Reality, o terceiro álbum do Black Sabbath, foi lançado em 1971 e nos anos seguintes se seguiram os álbuns, todos de uma impressionante qualidade e com vendagens altíssimas - um sucesso absoluto.


SCORPIONS:Alemanha, final da década de 60. Os irmãos e guitarristas Rudolph e Michael Schenker decidem montar uma banda com os amigos Klaus Maine (vocal), Lothar Heimberg (baixo) e Wolfang Dziony (na bateria). Nascia aí um novo estilo de música. Nascia o Scorpions. Nascia o Hard Rock.Após gravarem uma fita demo, conseguem lançar o primeiro álbum “Lonwsome Crow”, em 1972 tendo boa repercussão da estréia.em 1974 faz sucesso em toda a Europa, dando início a uma turnê que consagrou o Scorpions como uma das melhores bandas de Rock ao vivo.
  
 AEROSMITH:Aerosmith no topo do Hard Rock. Em 1972 foram contratados pela Columbia Records depois de muitas apresentações em bares, escolas e até shows ao ar livre.Seu primeiro disco foi lançado em 1973, uma bolacha muito sólida que continha uma balada com uma introdução de piano chamada Dream on.Rocks foi lançado em 1976 e é, possivelmente, um dos melhores disco, contendo preciosidades como Back in the Saddle e Rats in the Cellar. Mas em 1977, com Draw the Line, parte do brilho estava sumindo.
IRON MAIDEN:Final da década de 70, o heavy metal não estava mais na moda. Melodias complexas, solos de guitarra, não faziam mais parte do cenário musical, o punk era o estilo simples e direto que tomou o lugar das paradas de bandas como Led Zeppelin, por exemplo. Antes de se formar o Iron Maiden, Steve Harris, seu fundador, teve uma banda chamada Influence que depois recebeu o nome de Gipsy Kiss, tudo isso no início da década de 70. Foi em 75 que Harris se juntou a Dave Murray - que na época tocava em uma banda chamada Secret - e assim nasceu o Iron Maiden. O primeiro compacto foi gravado em 78 com Paul Di’anno nos vocais e Doug Sampson na bateria, intitulado “The Soundhouse Tapes”. Esse compacto continha as músicas “Prowler”, “Invasion” e “Iron Maiden
AC/DC:foi uma das bandas que inventou o rock pesado. Ficou conhecido pelos seus integrantes usarem uniformes escolares nos shows. Tudo começou em 1973, Sydney, na Austrália, quando os irmãos Angus e Malcolm Young resolveram formar uma banda. No ano seguinte gravaram um compacto que mais tarde seria o High Voltage. A formação veio a se completar em 75 com Bon Scott (vocais), Mark Evans (baixo) e Phil Rudd (bateria).

KISS:começou em meados de 1973É nesse mesmo ano que sai o primeiro LP, intitulado Kiss. A critica cai de pau em cima da banda mas o público recebe bem os garotos. Em outubro do ano seguinte sai o 2º e clássico álbum Hotter Than Hell que estoura nas paradas com a música Let Me Go Rock N'Roll. Sem saída, a crítica fica mais amema, e a popularidade da banda cresce em proporções gigantescas. É fundado o fã-clube Kiss Army.Em 1975 sai o álbum Dressed To Kill com aquela música que ninguém conhece: Rock N' Roll All Nite.


RAMONES:Década de 70. Joey e Johnny, ainda garotos e colegas na escola de Forrest Hills, cresciam tomados pela indignação e frustração, diante da falta de repertório em que o rock vivia na época. As músicas eram longas, com técnicas apuradas e solos de bateria e guitarra intermináveis. Mas os dois garotos tinham algo mais em comum: a adoração pelos rocks revolucionáros como Beatles, Stones, Doors, e The Who, além dos ídolos rockabilly, como Turtles, Ventures, Kinks e Trashmen.Década de 70.


U2:As mudanças que transformariam as vidas ocorreram logo depois: Dick e Peter deixam a banda, Dave, o guitarrista, adota o nome "The Edge" e Paul Hewson, que havia assumido os vocais, passa a ser conhecido como Bono Vox.Com essa formação, o Feedback se apresentou no concurso de novos talentos da escola. Apesar de conquistarem o público em pouco mais de 10 minutos. Os rapazes decidiram trocar o nome do grupo.E foi graças a Larry que tudo mudou: além de ser o baterista e idealizador da banda, trouxe o nome "U2" (avião utilizado na Segunda Guerra).


TOTO:  iniciou-se em Los Angeles em 1978, com a formação: David Paich (teclados e vocal), Steve Lukather (guitarra, vocal), Bobby Kimball (vocal), Steve Porcaro (teclado), David Hungate (baixo) e Jeff Porcaro (batera). Os Irmãos Porcaro eram filhos do percussionista Joe Porcaro. Os outros membros da banda conheceram-se na faculdade e em sessões do estúdio, na década de 70, quando formaram a banda.A combinação entre rock e a híbrida essencia que a banda tinha marcou seu primeiro disco.


METALLICA: história do Metallica começa em Los Angeles, no ano de 1981, quando Lars Ulrich e James Hetfield resolvem formar a banda. Ron McGovney (baixo) e Dave Mustaine (guitarra) vem para completar o time. Dois anos depois, Cliff Burton entra na banda como o novo baixista. É gravada a primeira demo, No Life'Til Leather que contém sete músicas. Mustaine sai e o Metallica segue para Nova York, onde é gravado o primeiro LP, com Kirk Hammett na guitarra.


GUNS N' ROSES:No início, eles eram apenas mais uma banda de Hard Rock entre as centenas que surgiram através da consagração de bandas como o Poison, Mötley Crüe e tantas outras. Alguns anos mais tarde, no entanto, os californianos do Guns N' Roses se tornariam uma das bandas mais influentes em todo o mundo, do final dos anos 80 e início dos anos 90, trazendo de volta a atitude e a musicalidade, para um tipo de som que estava desgastado e que se mantinha apenas pelo visual.


BON JOVI :A década de 80 ficou marcada com a explosão do Hard Rock no mundo inteiro. O estilo dominava o espaço na TV, rádios e revistas, conquistando cada vez mais um número maior de fãs. Com todo esse clima favorável, surgiram milhares de bandas e muitas delas conseguiram grande sucesso. Porém, quase 20 anos depois, apenas algumas ainda sobrevivem e o Bon Jovi é uma delas.O álbum de estréia, "Bon Jovi" veio em 1984, seguido de uma grande turnê abrindo shows para o Scorpions e Kiss.



NIRVANA: foi uma das bandas mais importantes dos anos 90, deixando seu nome marcado pra sempre na história da música. A banda surgiu no fim de 1987 com a união dos amigos Kurt Donald Cobain, Krist Novoselic e Aaron Burckhard. Já no início de 1988, o produtor Jack Endino tomou conhecimento da banda ajudando-os a produzir algumas fitas demo com as quais convenceu seu amigo Jonathan Poneman, da Sub Pop, a firmar um contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário