sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chuck Berry - Sinônimo de Guitarra





Um dos criadores do rock and roll, o roqueiro Chuck Berry, conseguiu a façanha de fundir em suas músicas, estilos como blues, country, jazz e folk, influenciando todas as gerações de roqueiros que viriam após sua aparição na cena musical. Em todas as suas composições - cerca de 40 músicas (incluindo "Round and Round", "Carol", "Brown-Eyed Handsome Man", "Roll Over Beethoven", "Back in the USA" e "Little Queenie"), gravadas na maioria no final da década de 50, Chuck Berry combinou algumas das mais ressonantes e vibrantes letras do pop à melodia alucinada do blues e country music, resultando na criação de sua marca registrada, que lhe rendeu até mesmo um nome de uma das mais belas e excelentes guitarras do mundo.
Chuck aprendeu a tocar guitarra ainda na adolescência. Entre 1944 e 1947, ele foi preso por roubo em uma espécie de reformatório para adolescentes. Quando saiu do reformatório, ele começou a trabalhar na linha de montagem da General Motors, enquanto que à noite, ele fazia cursos para ser cabelereiro e maquiador. Em 1952, ele formou um trio musical com o baterista Ebby Harding e o pianista Johnnie Johnson, que viria a ser o tecladista parceiro de Chuck pelas próximas três décadas. Por volta de 1955, o trio se tornou a banda mais famosa de Saint Louis e região e Chuck Berry já conseguia complementar seu salário de, na época, maquiador, com os shows que faziam. Em maio de 1955 ele conheceu Muddy Waters na cidade de Chicago, sendo que Waters o apresentou para Leonard Chess. Chuck deu a Chess uma fita demo que incluía canções como "Ida Red". Chess trocou o nome da música para "Maybellene" e enviou a fita para o DJ Alan Freed (que ganhou uma comissão nas negociações). Logo, a música de Chuck Berry estava no Top 10 de Chicago.
Até o ano de 1958, Chuck teve uma série de sucessos: "School Day" ( Top 3 Pop, Top 1 R&B, 1957),"Rock & Roll Music" ( Top 8 Pop, Top 6 R&B, 1957),"Sweet Little Sixteen" (Top 2 Pop, Top 1 R&B, 1958), and "Johnny B. Goode" (Top 8 Pop, Top 5 R&B, 1958). Com seu estilo famoso de dançar como um pato, Chuck Berry foi a principal atração nos shows que rolavam em meados da década de 50. Ele também teve participações em alguns filmes como Rock, Rock, Rock (1956), Mister Rock & Roll (1957), e Go, Johnny Go (1959).
Mais tarde, em 1959, ele foi condenado por corrupção de menores, por ter trazido uma prostituta de 14 anos do Texas, para trabalhar em sua boate em St. Louis, a qual foi demitida por Chuck e em seguida o delatou a polícia. Depois de um julgamento marcado pelo racismo, Chuck foi condenado a 2 anos de prisão no Presídio Federal de Indiana, o que o deixou completamente arrasado.
Em 1964, quando ele saiu da cadeia, a "Invasão Britânica" na música americana estava a todo vapor, sendo que bandas como Beatles e Rolling Stones, ofuscavam o sucesso conseguido por Chuck Berry. Entretanto, ele ainda gravou mais alguns clássicos, como "Nadine" e "No Particular Place to Go", as quais muitos falam que foram compostas por ele antes de ser preso.
Desde então, ele tem composto e gravado muito raramente e esporadicamente, embora tenha vendido mais de 1 milhão de cópias com "My Ding-a-Ling" (Top 1, 1972) e ccom Rockit, gravado em 1979. Chuck ainda fez alguns shows, sempre com bandas iniciantes
Em Janeiro de 1986, ele foi incluido no primeiro escalão no Rock and Roll Hall of Fame. No ano seguinte, ele publicou sua autobiografia, falando sobre as orgias sexuais e toda a sacanagem que foi sua vida, no livro chamado Chuck Berry: The Autobiography. Neste mesmo ano, ele foi o tema de um filme/documentário, chamado Hail! Hail! Rock n’ Roll, concebido por um de seus mais ilustres fãs, o guitarrista dos Rolling Stones - Keith Richards.
Quando não está na estrada, Chuck vive em Wentzville, no estado americano do Missouri, onde ele possui um parque temático chamado Berry Park. Problemas com a justiça e com o imposto de renda ainda continuam a ser pedras no sapato de Chuck
De todas as histórias e lendas do rock and roll mundial, talvez a história da vida de Chuck Berry seja a que mais se aproxima ao verdadeiro espírito do rock. Sem dúvida Chuck Berry é mais do que um grande guitarrista. Ele é além disso, o porta-bandeira de toda uma juventude que, em todas as décadas do Século 20, sempre esteve em busca de algo novo, algo que rompesse com os padrões e com as disciplinas da socieadade demagógica. Algo que fizesse as meninas comportadas saculejarem os esqueletos. Pena que alguns roqueiros e bandas de rock se esqueçam às vezes do verdadeiro espírito do rock. Para estes, recomendamos Chuck Berry como discoteca básica!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário