domingo, 4 de setembro de 2011

Um pouco da história do rock



Desde 1954 até os dias de hoje
Há 50 anos, no dia 5 de julho, Elvis Presley gravou “That’s All Right Mama” e o Rock começou.
Há 50 anos o som não para, incomoda, contesta, denuncia e modifica.
Primeira vez em que há uma fusão da musica negra com a branca.
Anos 50
A história do Rock não se resume em 50 anos, é muito mais que isso. Como exemplo, vamos usar a teoria da relatividade: 50 anos de rock é muito mais significante para nós do que 1951 D.C, antes do Rock.
Em 1951, o Rock é divulgado pela primeira vez em um programa chamado Moodong’s Rock and Roll Party, na rádio Bill Haley (1925-1981) na canção Shake Rattle And Roll.
Neste mesmo ano o imortal Elvis Presley (1935-1977) atinge o sucesso com a musica “That’s All Right Mama”, esse é o começo do tradicional Rock ‘n’ Roll. O reconhecimento nacional vem com a eterna canção de Bill Haley, “Rock Around the Clock” que é trilha do filmes “sementes da violência”. Em 1956 o rock era cada vez mais evidente entre trilhas sonoras obrigatórias, e Elvis Presley com Heart Braker Hotel consegue a marca de disco (compacto) mais vendido do país.
Um som de letras simples e sem maldades, talvez pelo ritmo mais acelerado ou por ser cantado por cantores excêntricos e exóticos, o rock é chamado de Som de Rebeldes. Grandes nomes desta fase são Chuck Berry, Johnny B.Good e Little Richard, com Long Tail Sally.
O Rock tem um embrião na cultura dos negros. Sua estrutura rítmica e melódica deve-se aos africanos levados como cativos para os EUA. Os cantos entoados pelos negros durante o trabalho deram origem, no século XX, ao Blues (do inglês azul, usado para designar pessoa de pele escura e melancólica). Enquanto o blues desenvolvia-se no campo e nas pequenas cidades, nos grandes centros urbanos tocava-se o Jazz, baseado na improvisação e marcado por bandas maiores e arranjos mais elaborados. E da mistura da musica negra (blues e seus derivados) com a musica branca, principalmente o jazz, o country e o westerr, é que nasceu o Rock.
A primeira pessoa a utilizar o termo Rock and Roll para designar o novo gênero musical foi o disk jokey Allan Freed. Rock and Roll era uma gíria dos negros americanos referente ao ato sexual. Embora a cultura negra esteja bastante associada ao rock, a popularização da musica deve-se aos brancos. Para a sociedade conservadora americana, era mais fácil aceitar este gênero vindo de algum cantor de pele clara. Bill Haley e Elvis Presley foram bem aceitos. Cantavam como negros, mais eram brancos. Mais um homem de “cor”, Chuck Berry, conseguiu, para incomodo dos racistas, alcançar as paradas de sucesso com “Ida Red”, na década de 50. Berry, no entanto, jamais conseguiria para si o titulo de rei do rock atribuído ao branco Elvis.
Enquanto boa parte da população de brancos dos EUA preocupavam-se em infernizar a vida dos negros, Elvis Presley resolveu adotar suas musicas e seus trejeitos. Foi um dos primeiros roqueiros a rebolar no palco, mesmo sabendo que aquele ato podia ser mal interpretado. A maneira ousada e sensual de dançar desmentia sua cara de bom moço, mais não foi só o rebolado de Elvis que revolucionou, suas musicas marcaram para sempre a historia. Uma delas, “That’s All Right”, foi eleira, em recente pesquisa na Internet, a musica que mais influenciou as pessoas pelo mundo.
Mas Elvis é de uma fase mais romântica, com o tempo o rock foi modificando-se e pulverizou-se numa miríade de sub-estilos, como rockabilly, punk, hard rock e heavy metal. Foi assimilado pela mídia e pela cultura ocidental como um todo, até transformar-se num produto de consumo cuidadosamente articulado para ser lucrativo. Mesmo assim, ainda existe em seu âmago as marcas que acompanham desde sua concepção: rebeldia, atitude, transgressão, anti-sociabilidade e muito mais dinheiro envolvido, como ficou provado com o surgimento dos Beatles, Rolling Stones, Slade, The Who, Led Zeppelin, Kiss, Sex Pistols e de outros grandes nomes do gênero.
É impossível definir o rock em palavras. No dicionário Aurélio, consta que é uma “musica de origem norte-americana em compasso quaternário, surgida na década de 1950, tendo por base a musica de jazz e a country, tocada em guitarra elétrica, contrabaixo e bateria”. É uma definição muito morna, para se ter idéia exata do rock, é necessária uma audição cuidadosa de clássicos como “Rock Over Beethoven” (Chuck Berry), “Love me Tender” (Elvis Presley), “Help!” (Beatles), “Satisfaction” (Rolling Stones), “Great Balls of Fire” (Jerry Lee Lewis), “Stairwayto Heaven” (Led Zeppelin), “Rock ‘n’ Roll All Nite” (Kiss) e “New Years Day” (U2).
Coloquei algumas dicas de sons que vc naum pode deixar de ouvir...toda pessoa deveria ouvir essas musicas pelo menos uma vez na vida, deveria ser LEI rsrsrsrs
a historia do Rock vai muito alem dessas poucas linhas...mais esse resumo define bem...e talvez dê pra entender porque o Rock é a minha vida...é mais uma ARTE viva em mim.
O solo da guitarra faz meu sangue ferver...me sinto VIVA!!!
Viva o Rock 'n' Roll
que o Rock nos guie...
Viva Elvis Presley, paixão da minha vida e o grande "culpado dessa maravilha
Viva Cazuza, que nos trouxe essa rebeldia boa de todos os dias !

Nenhum comentário:

Postar um comentário